Abdala e Carvalho Advocacia
De forma bem objetiva, o planejamento previdenciário é uma estratégia montada para a melhor execução da aposentadoria. Por ser uma consequência de todo o tempo trabalhado durante a vida, o planejamento é fundamental para evitar dores de cabeça e perda de dinheiro.
É imprescindível demandar atenção no processo para se aposentar, pois representa um sistema regido por diversas regras relevantes para a concretização da aposentadoria, e se difere de acordo com a situação de cada trabalhador. Também se difere pelos regimes do sistema da Previdência Social, que são:
- Geral: representando servidores comissionados;
- Próprio: para servidores públicos;
- Complementar: é um regime não obrigatório, e tem como objetivo trazer uma segurança adicional além da previdência pública;
- Militar: constituído por servidores do Exército, Marinha e Aeronáutica.
1. NECESSÁRIO PARA O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
É importante uma análise específica para cada caso, pois como citado acima, o planejamento varia de acordo com a situação. Porém, como síntese, deve ser analisado por:
- Tempo de contribuição: analisando detalhadamente todo o tempo trabalhado e documentos que comprovem os encargos;
- Situação dos recolhimentos: representa a análise por situações pendentes que precisam ser regularizadas;
- Direitos antes ou depois da reforma da Previdência: baseado em uma análise a respeito da incidência, ou não, de direito adquirido;
- Revisão da Vida Toda: revisão de benefícios levando em conta as contribuições no seu período base de cálculo;
- Benefícios Não Programáveis: leva em conta os benefícios por incapacidade.
Todos esses pontos citados são informações necessárias para formar a base para o bom planejamento previdenciário, e é a partir disso que é possível delimitar um excelente planejamento levando as projeções de salário mínimo e teto salarial, além do valor a ser contribuído a partir do regime Complementar.
Apenas preencher os requisitos não garante a melhor aposentadoria, e é a partir do planejamento que o tempo de trabalho é convertido em benefício, e não na queda da qualidade de vida e prejuízos financeiros.
2. A PARTIR DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
A partir da análise específica e documentação de cada caso, o segurado pode entender melhor quando poderá efetivamente se aposentar, assim como perceber se já cumpriu (ou como cumprir) as regras antes e depois da reforma da Previdência.
Por ser um processo resolvido administrativamente, o acompanhamento de um especialista trará maior segurança e assertividade para a aposentadoria. Além disso, a busca pelo planejamento previdenciário pode ser de suma importância para a revisão de benefícios como pensão por morte e incapacidade, assim como pode ser necessária para aposentados que queiram corrigir o benefício já concedido.
Para mais informações a respeito da importância do planejamento previdenciário, entre em contato conosco através do e-mail: abdalaecarvalho@gmail.com, ou por meio dos números (61) 99318-5575 / (38) 98833-2008.
Artigo elaborado por Abdala e Carvalho Escritório de Advocacia, OAB/DF 63.442 e OAB/MG 197.329.
Esse artigo possui caráter meramente informativo.